1.4.12

Manuel da Fonseca

Manuel da Fonseca com a mãe e o irmão
no Sítio da Nazaré, no final dos anos 50
No dia 15 de Outubro de 2011 passaram 100 anos sobre o nascimento do escritor Manuel da Fonseca. Um dos mais brilhantes autores do neo-realismo da literatura portuguesa, a par de Alves Redol, Fernando Namora, Mário Dionísio e outros. Manuel da Fonseca nasceu em Santiago do Cacém, Alentejo, a olhar "barrancos entre encostas / cheios de azul e silêncio" - assim escreveu em Planície, livro de poemas de 1941. Era um alentejano que olhava o mar da sua planície dourada.
Aquando da comemoração do centenário do nascimento, houve em Santiago do Cacém, também em Vila Franca de Xira, diversas iniciativas culturais em homenagem ao escritor. Uma delas, a exposição Manuel da Fonseca - por todas as estradas do mundo. No catálogo desta exposição podemos encontrar uma fotografia de Manuel da Fonseca no Sítio.
Catálogo da exposição
Manuel da Fonseca -
por todas as estradas do mundo
Não há relatos precisos de que Manuel da Fonseca tenha escrito sobre a Nazaré. Mas há factos que o aproximam do mar: a amizade com Alves Redol, o trabalho cinematográfico com Manuel de Guimarães (realizador de Nazaré, 1952) em que Fonseca fez de actor no filme O Trigo e o Joio (1965) ou alguns dos poemas que escreveu e que o aproximavam muito do mar.
A exposição Manuel da Fonseca - por todas as estradas do mundo está até Maio de 2012 no Museu Municipal de Santiago do Cacém.


Manuel da Fonseca - por todas as estradas do mundo
C.M. de Santiago do Cacém, C.M. Vila franca de Xira, Museu do Neo-Realismo e Assírio & Alvim, 2011