30.1.21

As ondas da Praia do Norte

O despertar para as ondas da Praia do Norte e para a prática do surf em ondas gigantes, acordou também o olhar de muitos entusiastas da fotografia, quer desportiva quer de dimensão artística. O livro que acaba de ser disponibilizado pelo autor Ricardo Bravo enquadra-se numa dinâmica que atravessa vários estilos, tendo as ondas gigantes como foco e algum olhar para o enquadramento da localidade: o porto de abrigo, as ruas, as pessoas. Tudo junto dá um livro de enorme qualidade documental e artística. Ricardo Bravo diz que decidiu «aproveitar o tempo livre para reunir em livro algumas das minhas melhores fotografias da Nazaré». O livro «Nazaré» tem uma ideia central pensada pelo autor e que definiu como «o contraste entre a pacatez da vila e o caos que rodeia os surfistas no mar» para construir uma «narrativa visual em torno dos testemunhos de três grandes nomes do surf de ondas grandes - Andrew Cotton, Alex Botelho e João de Macedo». E assim, além das belíssimas imagens, há textos que partilham a fúria que é entrar no mar para desafiar aquelas que são consideradas «as maiores e mais perigosas ondas do mundo».

Ricardo Bravo é um lisboeta que vive em Paço de Arcos, Oeiras e fotografa «em terra, na água e no ar». Este livro mostra o olhar dele sobre as ondas gigantes da Nazaré em mais de 100 páginas, num volume de capa dura e com impressão em papel couché mate de 170g. Livro que foi publicado em finais de 2020 com ajuda de amigos e leitores que adquiriram a obra num projecto de crowdfunding.


Quando estás na merda, não há nada que possas fazer. São meses, anos, de treino para estares pronto para a pior das situações, mas quando estás debaixo de água a ser esmagado pelo peso do oceano, tens que te deixar ir. E não pensar em nada, zero! Não há um centímetro que seja do meu corpo a lutar contra aquilo!

Andrew Cotton



Nazaré
Ricardo Bravo
com depoimentos de Andrew Cotton, Alex Botelho, João de Macedo, João Valente e Pedro Adão e Silva
edição do autor, Dezembro 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário